Chegou o Domínio Próprio!
É isso mesmo! O domínio próprio chegou em Uma Penca e agora você pode conectar um subdomínio para que seus clientes te encontrem de forma ainda mais fácil. Vem saber tudo pra ativar o seu!
Mas primeiro vamos a um glossário com os termos mais importantes sobre esse assunto?
DNS
O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é fundamental para a navegação na internet, atuando como o tradutor central que torna os endereços da web fáceis de usar. O DNS é frequentemente chamado de "lista telefônica" da internet. Sua principal função é mapear (ou traduzir) os nomes de domínio legíveis por humanos (exemplo: google.com) para os endereços IP numéricos (exemplo: 142.250.186.14) que os computadores realmente usam para se comunicar e se conectar.
Como funciona?
Você digita o nome: Um usuário insere um nome de site (www.exemplo.com) no navegador.
- Consulta ao DNS: O navegador envia uma requisição (consulta) a um servidor DNS configurado.
- Resolução: O servidor DNS trabalha para encontrar e retornar o endereço IP exato que corresponde ao nome do domínio digitado.
- Conexão: O navegador utiliza esse endereço IP para estabelecer a conexão direta com o servidor do site e, então, carregar a página solicitada.
Para criar seu domínio você vai precisar escolher um servidor de DNS para criar o CNAME.
CNAME
O registro CNAME (Canonical Name) é um tipo de registro no DNS que estabelece um nome de domínio como um apelido para outro nome de domínio. O CNAME funciona como um apelido (alias). O CNAME mapeia um nome de domínio (o alias, como blog.seusite.com) para um outro nome de domínio verdadeiro (o canônico, como seusite.com).
Como funciona?
- Usuário digita o alias: O usuário acessa um nome de domínio que é um alias (blog.seusite.com).
- DNS consulta o CNAME: O servidor DNS encontra o registro CNAME que indica o nome canônico (seusite.com).
- Nova Consulta: O DNS, então, faz uma segunda busca, agora para o nome canônico (seusite.com).
- Encontra o IP: O DNS encontra o registro 'A' (ou 'AAAA') para o nome canônico, que contém o endereço IP real do servidor.
- Conexão: O navegador utiliza esse endereço IP para estabelecer a conexão.
Para que serve?
- Subdomínios: Apontar subdomínios, como www.exemplo.com para exemplo.com, ou mail.exemplo.com para o servidor de e-mail.
- Serviços de Terceiros: Configurar domínios personalizados para serviços externos (como Google Sites ou Wix).
- Redirecionamento: Mapear diferentes serviços (ftp, smtp) para o mesmo domínio principal.
Hospedagem
A hospedagem de site é um serviço essencial que permite que qualquer site seja armazenado e acessível publicamente na internet. Pode ser comparada ao "terreno" ou "casa" digital do seu site. O serviço aluga um espaço em um servidor (um computador potente ligado 24/7) para armazenar todos os arquivos do seu site (textos, imagens, códigos), tornando-o acessível globalmente quando alguém digita seu domínio.
Como funciona?
- Armazenamento: Os arquivos do seu site (HTML, CSS, mídias, etc.) são guardados nos servidores do provedor de hospedagem.
- Acesso: Quando um usuário digita seu domínio, ele é direcionado para o servidor onde seu site está, e os arquivos são carregados e exibidos no navegador do visitante.
- Provedor: A empresa de hospedagem é responsável pela infraestrutura, manutenção, segurança, backups e performance dos servidores, garantindo que o site permaneça online e rápido.
É fundamental para qualquer presença digital, pois sem hospedagem, seu site não tem "casa" na internet e não pode ser encontrado pelos visitantes.
Agora que você já conhece os principais termos, bora pro painel?
Como usar em Uma Penca?
Em Uma Penca, você precisará passar por algumas etapas para concluir a configuração. Vamos lá!
- Escolha um provedor de DNS. Nossas sugestões: godaddy e registro.br.
- Pense no nome que gostaria que fosse exibido no endereço da sua loja.
- Crie um registro de CNAME no provedor de DNS escolhido. Dicas do nosso time de tecnologia na hora de configurar seu CNAME no provedor.
- Nome/Host/Alias: (subdomínio que deseja inserir, ex: www)
- Valor/Destino: elb.umapenca.com
- TTL sugerido: 5 min (300 s)
4.Feito isso, você vai para a próxima página onde vai validar o endereço na sua loja. Aqui a gente já te avisa se está tudo certo ou quais os potenciais erros a serem corrigidos, beleza?
5.Sucesso! Se estiver tudo certo com seu domínio, em até 1 hora estará tudo certinho e sempre que alguém acessar o site configurado será redirecionado de forma automática para sua loja em Uma Penca.
Convidamos nosso Diretor de Tecnologia, Wendel Moreira, pra esclarecer tudo em um tutorial no nosso canal no YouTube. Vem aprender!
Prontinho! Sua loja com endereço personalizado está prontinha pra ser divulgada por aí!