Que a Black Friday é a maior data de vendas do ano, você já sabe! Agora, a gente te dá dicas de como aproveitar as ofertas e não perder nenhuma oportunidade.
A Black Friday chegou no Brasil em 2010 e desde então tem causado muito impacto no comércio, principalmente nas lojas online. A data tem origem estadunidense e acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, marcando o início das vendas de Natal. Com o tempo, diversos setores aderiram ao evento e hoje em dia são poucos os produtos que não entram em grandes promoções durante a temporada.
A verdade é que a Black Friday pode ser uma boa oportunidade para comprar roupas, produtos eletrônicos, livros, experiências, e o que mais você quiser… Mas para que ninguém saia no prejuízo, é importante planejamento e atenção. Por isso, separamos algumas dicas para você!
1. Faça uma wishlist
Ao listar todos os itens que quer comprar, você consegue visualizar o que você realmente quer comprar e focar nesses produtos na hora de procurar a melhor oferta. Assim, você tem menos chance de se perder no meio de tantas promoções e acabar comprando algo que não vale a pena para sua realidade.
Para facilitar, desenvolvemos essa listinha, que te ajuda a organizar os produtos, o nível de importância que eles tem (é super importante comprar agora ou pode ficar pra uma próxima promoção?), os valores e o link com a melhor oferta.
2. Acompanhe os preços
Se você já quer um produto há muito tempo, provavelmente tem noção dos valores que ele teve nos últimos meses. Mas, se é um desejo novo, ou você não acompanhou muito bem, a dica é utilizar sites especializados em mapeamento de preços para avaliar se as ofertas da Black Friday valem mesmo a pena.
Acompanhe também o período pré-Black Friday, muitas lojas oferecem ofertas na semana que antecede o dia oficial.
3. Organize bem suas finanças
De nada adianta aquele descontão nos produtos da sua wishlist se você não estiver com tudo pronto para realizar a compra, né?
Fique atento aos métodos de pagamento de cada oferta e dê preferência pro que vai oferecer o maior desconto. Cuidado com as pegadinhas para dividir o valor de muitas vezes, isso pode te causar problemas no futuro!
4. Compre apenas em sites confiáveis
Infelizmente, nessa época muitos sites não confiáveis criam grandes ofertas para atrair consumidores e dar golpes. Por isso, escolha com cuidado os sites para fazer suas compras, opte por plataformas já conhecidas e sempre verifique em fóruns de reclamação se há alguma queixa grave.
5. Opte por compras que impactem positivamente o ambiente
Ao escolher um produto, verifique se a marca, ou a plataforma, tem políticas e ações que contribuem com a sociedade e com o meio ambiente. Se for possível, compre de pequenas marcas, incentivando e contribuindo para um consumo consciente. Em Uma Penca, sua compra da Black Friday apoia artistas independentes e colabora com projetos de impacto socioambiental.
Boas compras! ;)