Folclore e Direitos Autorais
Onde está o folclore brasileiro? Ousamos dizer que em todos os lugares!
O nosso folclore é fruto da reunião de vários costumes que são transmitidos de geração em geração e constroem a identidade, a história e a cultura do povo brasileiro. Por aqui, esses costumes vêm de diversas crenças, povos e hábitos, resultando em um conjunto diverso, envolvendo lendas, festividades, brincadeiras e comidas típicas.
Ou seja, o folclore está mais presente nas expressões culturais do que costumamos perceber. Nas artes plásticas, muitos foram os artistas que escolheram figuras folclóricas para representar em suas pinturas, Tarsila do Amaral é um dos maiores exemplos com sua obra Saci, de 1925.
Direitos Autorais
Mas e você? Já tem alguma estampa que faz referência aos personagens do folclore brasileiro?
Atualmente, de acordo com a Lei de Direitos Autorais, a maioria das figuras folclóricas não são protegidas e podem ser reproduzidas em diferentes obras, isso porque são consideradas de domínio público, de autores desconhecidos. A Cuca, o Saci, o Curupira e o Boto Cor de Rosa são um exemplo disso.
É claro que, para que você desenvolva estampas homenageando o folclore brasileiro, você precisa fazer sua própria interpretação de cada figura que deseja representar. Afinal, cada ilustração existente possui proteção pela autoria de cada ilustrador.
Neste Dia do Folclore, que tal dedicar um tempo a esboçar como seriam seus personagens favoritos nos seus traços?! É um baita exercício criativo e que pode render estampas incríveis.