3 dicas para começar a fotografar seus produtos

Quão contraditório pode ser um livro que promete te ajudar a tirar fotos incríveis ter, nas suas primeiras páginas, a seguinte frase: “Boas fotografias seguem as regras. Fotografias incríveis de verdade costumam quebrá-las.”?

Apesar dessa possível primeira impressão, Henry Carroll mostra que, na sua maneira de abordar a fotografia, não há nada de contraditório.

Em Leia isto se quer tirar fotos incríveis, Carroll apresenta as regras e técnicas mais úteis da fotografia para que seu leitor, ao final do livro, possa escolher seus caminhos e desenvolver as próprias fotografias incríveis. Os conteúdos, por sua vez, não são dispostos como em um livro didático, mas, sim, exemplificados através do trabalho de fotógrafos consagrados mundialmente.

Já na introdução, o leitor é levado a reconhecer sua câmera, seja lá qual modelo for, como “uma caixa com um orifício no meio” e o autor afirma que o instrumento mais importante da fotografia é, na verdade, o olhar do fotógrafo. O que se desenrola na próxima centena de páginas, é dividido em cinco grandes áreas das técnicas fotográficas e um ótimo anexo, com dúvidas frequentes.

As áreas das técnicas fotográficas, ou, os componentes de uma boa foto, dão nome aos quatro  primeiros capítulos: Composição, Exposição, Luz, Objetivas, e o “Ver” nomeia o quinto capítulo, porque tão importante quanto conhecer as técnicas, é saber olhar o objeto e vê-lo.

Ainda que não aborde diretamente a fotografia de produtos, nosso maior interesse por aqui, Carroll oferece insights importantes para compor uma boa foto independente de quem ou do que é o modelo. Confira nossa seleção de dicas para tirar fotos dos produtos da sua loja de Uma Penca, inspirados por essa leitura ;)

Dicas para começar a fotografar seus produtos

  1. Composição

A composição de uma foto nada mais é do que a organização dos elementos que você vai fotografar. Se a gente tá falando dos seus produtos, por exemplo, você pode escolher a composição de acordo com o objetivo daquele clique. Para fotos que vão diretamente pra sua lojinha, pense em caminhos visuais que destaquem o produto que está sendo ofertado. Ele pode estar no meio de outros objetos, mas a composição deve levar o seu público a olhar e entender aquele produto principal.

Mas, se seu objetivo é criar imagens para as suas redes sociais, você pode usar vários produtos organizados das formas mais diferentes possíveis para a sua composição. Nessa hora é importante pensar no que você quer destacar mais e em qual mensagem quer passar para o público. Vale a pena fazer diferentes testes ;)

  1. Luz

A iluminação das suas fotos é tão importante quanto os produtos que estão sendo fotografados.

Você pode optar por tirar fotos com a luz natural do ambiente ou com luzes artificiais e tudo vai depender, também, da câmera e das definições que você está usando. Mas, estamos considerando que você está fotografando com o seu celular, beleza?!

Uma foto bacana, tem uma iluminação que faz parte da sua composição. É através da luz que você também consegue direcionar o olhar do público para a mensagem que você quer passar. Para fotografar seus produtos, escolha luzes que destacam os detalhes das estampas e da qualidade do produto, sem deixar sombras em espaços importantes.

  1. Close

Uma das formas de compor uma boa fotografia é optar por mostrar os detalhes do objeto fotografado com bastante nitidez. Para fotografar as camisetas da sua loja, por exemplo, escolha quais detalhes merecem esse destaque, pensando, principalmente, no que você gostaria de ver sobre o produto caso fosse um cliente que ainda não conhece a sua marca. Costuras, gola, detalhes das estampas… tudo isso pode te ajudar a vender melhor seu produto ;)

  1. Dica extra: Ver

No capítulo “Ver”, Carroll aborda a habilidade de reconhecer os bons momentos para tirar uma foto, seja pelo que o fotógrafo quer mostrar sobre aquele determinado modelo ou pela ideia que quer passar sobre o ambiente. E aqui fica uma provocação: o que uma foto bem pensada pode mostrar sobre seus produtos além das características básicas?

Quando a gente pensa nisso por aqui, sempre pensamos sobre as histórias das estampas, os processos que levaram até ela. Que tal se desafiar a representar isso nas fotos da sua próxima campanha nas redes sociais?

E aí, curtiu esse conteúdo? Já queremos ver as fotos que você tem feito dos seus produtos ;)