Marketing Sazonal: saiba como impulsionar suas vendas em datas comemorativas
Usar o calendário a seu favor é uma das pautas mais importantes quando estamos falando de vendas. Através dele, tendências chegam e vão embora, produtos ficam em evidência e novas demandas atingem o mercado. Não estamos falando apenas da sazonalidade das estações, mas também das datas comemorativas e dos eventos mais importantes de cada região.
Estar atento às datas e elaborar suas ações a partir da sazonalidade pode ser a estratégia que falta para a suas vendas alavancarem. Por isso, destacamos o que você precisa saber sobre o marketing sazonal aqui.
O que é Marketing Sazonal?
O Marketing Sazonal é justamente a estratégia de utilizar datas pontuais na hora de pensar a comunicação e as vendas da sua marca. Assim, através dele você planeja ações direcionadas a determinada época ou data comemorativa.
Além das datas importantes para todas as áreas do comércio, como Black Friday e Natal, o ano é repleto de oportunidades que podem ser bem utilizadas quando estão alinhadas com o seu produto e seus consumidores.
Como a sazonalidade pode afetar as vendas da sua loja?
A sazonalidade influencia em qualquer área, de forma quase natural. Assim como roupas de lã não são o foco de venda durante o verão, outros produtos podem entrar nessa mesma lógica de ter momentos propícios para serem ofertados. Reconhecer quais dos seus produtos se encaixam em determinadas épocas e usar isso a seu favor pode trazer resultados incríveis.
Compreendendo a sazonalidade, você pode direcionar lançamentos, promoções e conteúdos de acordo com o que está em evidência naquele momento.
Como montar um planejamento utilizando o Marketing Sazonal?
Para criar um planejamento utilizando o Marketing Sazonal, o ideal é identificar quais datas são imprescindíveis no comércio e, entre elas, quais são as outras que conversam diretamente com a sua marca e consumidores. Outro fator importante para considerar é o comportamento dos seus clientes, o que eles costumam festejar, quais épocas compram mais e quando pedem promoções, por exemplo.
1- Faça um cronograma e defina as datas com antecedência
Escolha no calendário quais são as grandes datas que você utilizará para realizar campanhas, promoções e lançamentos. As grandes datas são aquelas que geralmente há muita movimentação no mercado como, por exemplo, o Dia do Consumidor, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Preveja tudo com bastante antecedência para que seu planejamento possa ser executado com calma e para que tudo dê certo.
Depois das grandes datas definidas, escolha aqueles outros dias comemorativos que se encaixam no tipo de produto e conteúdo que você oferece na marca, como Dia das Crianças, Dia do Livro, Dia do Cinema Brasileiro. Nem todas as datas precisam ser motivo de ação para a sua marca, você deve selecionar apenas aquilo que faz sentido para o seu público.
2 - Mapeie os recursos necessários
Organizar as datas selecionadas com antecedência permite que você tenha tempo de produzir conteúdos diferentes para cada ocasião. Assim, depois de definir seu calendário, revisite cada escolha e já deixe definido quais canais e conteúdos serão elaborados.
Com planejamento, você tem a possibilidade de explorar novas possibilidades, como posts mais detalhados no seu blog, parcerias com influenciadores e artistas, produção de vídeos destinados para diferentes redes sociais, a criatividade é o limite!
3- Acompanhe a estratégia e faça as modificações necessárias
Depois de se planejar tanto e colocar todas as suas ideias em prática, chegou a hora de acompanhar de perto tudo que rola nas suas campanhas!
Fique atento aos números e métricas oferecidas pelas redes sociais e outras possíveis ferramentas, acompanhe o feedback dos seus clientes e, sempre que possível, faça os ajustes necessários para o prosseguimento de cada uma das campanhas.
A cada data, as possibilidades são inúmeras e aos poucos suas rotas vão se ajustando! ;)