CPF ou CNPJ: qual a melhor opção para se cadastrar em Uma Penca?

Uma grande questão filosófica que temos por aqui é: “Devo me cadastrar usando meu CPF ou por ser MEI deveria usar o CNPJ?”

Antes de tomar essa decisão, é importante saber que para se cadastrar em Uma Penca você precisa ter uma conta bancária na mesma titularidade deste cadastro, pois é através dela que você receberá as comissões pelas suas vendas.

Trocando em miúdos, se você se cadastrar como pessoa jurídica (CNPJ) sua conta bancária também deverá estar ligada a este CNPJ. O mesmo vale para pessoa física com o CPF!

Antes de criar a sua loja, você irá criar um cadastro individual. Como consumidor mesmo, sabe? E o documento que você usar neste cadastro inicial também deverá ser o mesmo usado para a criação da loja.

Quero ser MEI, como criar CNPJ?

Essa é uma dúvida muito comum e a gente está aqui pra te ajudar. Embora o processo possa ser um pouco demorado, criar um CNPJ não é nenhum monstro de sete cabeças. Antes de tudo, você precisa definir qual o tipo da sua empresa (MEI ou ME, por exemplo).

O MEI (Micro Empreendedor Individual) é uma forma mais simples de abrir um CNPJ e você pode se inscrever através do Redesim. Agora, se você deseja se cadastra como ME (Micro Empresa) vale a pena recorrer a ajuda de algum especialista, como um contador, para evitar qualquer problema com a documentação.

Como emitir a nota fiscal?

Toda pessoa jurídica precisa emitir uma nota fiscal por suas vendas. Portanto, se você se cadastrar com o CNPJ você precisa emitir a nota do valor de suas comissões.

Informações para quem emitir essa nota, você encontra aqui em nosso manual no site. Em Uma Penca você não é obrigado a usar CNPJ, portanto, fica a seu critério essa escolha. Veja abaixo algumas diferenças entre um e outro:

Pessoa física (CPF): você não precisa emitir nota fiscal, mas, caso tenha a inteção de vender seus produtos e crescer sua marca, é preciso ter a atenção redobrada na hora de organizar as finanças pessoais e os ganhos com a loja.

Pessoa jurídica (CNPJ): esse é um passo natural na profissionalização de qualquer serviço ou negócio. Ele demanda a emissão de notas fiscais, mas também garante que você tenha acesso a ferramentas e vantagens muito úteis para o crescimento da sua empresa.

O cliente tem acesso aos meus dados?

Nós emitimos a nota fiscal de compra para seu cliente final. Portanto, independente do regime que você optar em seu cadastro, o consumidor final não terá acesso a seus dados. Com isso, você não precisa se preocupar com valores de frete, devoluções e trocas. Você emite a nota somente sobre o valor das comissões que já recebeu.

CPF ou CNPJ: Importante lembrar

Seja com o CPF ou CNPJ, o lojista precisa ter a partir de 18 anos e uma conta bancária em seu nome. Mas se não tiver idade suficiente ainda, não se preocupe: você pode pedir a um responsável para fazer o cadastro e enviar as artes para aprovação.

Agora que você já tem todas as informações necessárias em mãos, já é capaz de decidir!

Então, pronto para criar sua loja em Uma Penca? É só clicar aqui para se cadastrar. Boas vendas ;)