Upcycling para além da moda

Você com certeza já ouviu o termo “upcycling” por aí, mas você sabe o que significa? O upcycling é um processo de transformação de um objeto, através de pequenos ajustes, adaptações, reformas, para que ele se torne uma nova peça ainda útil. Dá para confundir um pouco com a reciclagem, mas a principal diferença entre os dois é que os processos do upcycling não envolvem a dissolução do objeto inicial para a construção de um novo. Além disso, as técnicas dele tendem a ser manuais. 

Nos últimos anos, o upcycling se popularizou no universo da moda. Muitas marcas surgiram com essa prática, outras tantas se renovaram para reaproveitar peças em suas coleções, criando roupas exclusivas. A prática faz parte de um movimento de encontrar alternativas para um mundo mais sustentável. Através da ressignificação de roupas e acessórios, o impacto das produções da moda passam a ser menos maléficas ao meio ambiente. 

Apesar de ser mais difundido na moda, o upcycling também atinge outras áreas, como o design de interiores através da reforma de móveis e objetos de decoração. E é aqui que entra uma boa reflexão: se a técnica envolve repensar peças criativamente, por que não fazermos isso também com nossas ideias?! 

Revisitar produções do passado, que já não fazem mais tanto sentido no contexto atual, pode ser uma boa forma de trabalhar a criatividade e tirar desse exercício várias novas ideias.

Aqui vão algumas dicas de como você pode reaproveitar suas ideias: 

  1. Tente se lembrar do contexto no qual você teve aquela ideia. A partir disso, reflita: o que mudou? Como você pode alterar sua criação para algo que faça sentido atualmente? Quais elementos devem permanecer e quais podem ser substituídos?
  2. Busque mudar a aplicação daquela ideia. Se inicialmente era uma ilustração para uma camiseta, encontre alternativas para adaptá-la para outros formatos. Ou então, por que não fazer uma campanha na sua loja contando um pouco mais sobre esse processo de criação (mesmo que já tenha passado muito tempo)?! 
  3. Adapte algo que você fez para sua rotina pessoal - pode ser um processo, uma forma de organização ou criação, por exemplo, e produza um conteúdo bacana sobre isso para os seus clientes.

As possibilidades são infinitas a partir do momento que você perceber que criatividade não é só sobre criar coisas novas, mas também sobre saber ressignificar o que já tá no mundo ;) Você tem ideias e ainda não fez elas virarem estampas? Faça agora sua loja em Uma Penca e comece seu reaproveitamento de ideias por aqui! É rápido, fácil e gratuito. Se cadastre!