Se você ainda não criou sua loja em Uma Penca, clique aqui e confira este post.
Antes de falar sobre conversão, precisamos dar alguns passos para trás e entender o básico. É fato que na internet você encontra de tudo, e essa é uma das maravilhas e maldições da rede: podemos ser facilmente encontrados em uma rápida pesquisa, mas também podemos ser cruelmente engolidos pelo volume de resultados que levam a conteúdos similares e até concorrentes nossos.
Por aqui, não somos simpatizantes de soluções tipo receita de bolo, vocês sabem, mas algumas boas práticas podem te ajudar a fazer a roda girar. Então, vamos lá:
1. Uma dose de clichê não mata ninguém
Com certeza em algum momento da vida você esbarrou na frase "quem não é visto não é lembrado". Bom, no mundo virtual essa máxima procede, mas o pulo do gato está em entender que existem muitas formas de se fazer ser visto. Então, caso a ideia de colocar o rostinho para jogo e gravar stories incorporando o influenciador não te agrade tanto, fique tranquilo: essa não é a única estratégia existente. Mas não há como negar: as redes sociais são fundamentais para estabelecer um canal direto com as pessoas, independente de barreiras geográficas. Sendo assim, use-as a seu favor!
2. Dê destaque ao link da sua loja
Seja em um perfil criado do zero, ou uma conta pessoal aproveitada e adaptada: o link na bio não pode ficar de fora. E isso vale para todo e qualquer perfil em rede social que permita adicionar um link de destaque: Instagram, Tiktok, Twitter, Pinterest, e o que mais seu coração mandar.
*Criar uma conta exclusiva para essa divulgação ou não é uma escolha sua. Separar o pessoal do profissional tem seus prós e seus contras, mas, como as dicas de hoje são bem iniciais, vale pensar no seguinte:
O que você considera mais "fácil" de manter em movimento: um novo perfil que será impulsionado e divulgado pelo seu perfil pessoal, ou uma conta já existente, com seguidores e pessoas que te conhecem?
3. Poste sobre seus produtos ;)
Parece simples e óbvio, e até pode ser que seja, por essas e outras: não deixe de fazer! Antes que você sofra com a ideia da falta de criatividade, tenha em mente o seguinte: qualquer coisa é assunto e tema para um post - seja no feed, nos stories, ou numa linha de transmissão no Telegram e Whatsapp. Para atrair a atenção das pessoas é preciso que você não tenha receio de começar uma conversa com elas. Aos poucos você vai se aperfeiçoando e comunicando da melhor maneira possível - mas tem que começar de alguma forma, tá?
Hoje o Instagram ainda é a rede que concentra a maior variedade de formatos, e tende a ser o "lugar" onde marcas concentram e alcançam seu maior público nas redes sociais. As dicas a seguir valem para ele, mas podem ser adaptadas para outras redes, de acordo com a sua preferência e realidade.
Defina alguns dias fixos para divulgar sua loja em seus stories. Use as figurinhas de link para facilitar o acesso de quem visualiza. Quanto menos passos o usuário tiver que dar para chegar ao seu produto, melhor (para ele e para você).
Registre parte do seu processo de criação e poste vídeos/fotos dos bastidores do seu trabalho. Além de ser algo legal de documentar, isso ajuda a agregar valor ao seu produto e é uma etapa que já faz parte do seu dia a dia, ou seja, não exigirá um esforço extra. Desapegue da perfeição: é só lembrar de gravar e depois postar (essa também vale para contas no Tiktok).
Do lado de cá, desenvolvemos a página Uma Penca de Criadores como uma forma de apoiar e ajudar na divulgação de lojas com estampas maneiríssimas.
De tempos em tempos revisitaremos nossa curadoria interna para dar vez a novos artistas e novas marcas. Muito em breve você pode aparecer por lá também. Aqui, o elemento X não é nada secreto: siga criando e engajando sua loja. Estamos de olho ;)
Depois de atrair olhares e visitantes para a sua loja, vale pensar na conversão. E pra isso a gente já tem um conteúdo riquíssimo: 3 Dicas Rápidas para Vender Mais em Uma Penca
Por último, mas não menos importante: começar um negócio é uma tarefa recheada de desafios, mas não se deixe levar pela vibe da passividade em relação aos seus projetos. E isso não sou eu quem tá dizendo, viu? É o Tyler, the Creator: