Qual a diferença entre Private Label e Print On Demand?

Você tem vontade de criar sua marca própria de roupas ou de itens personalizados? 

Modelos de negócio como o Private Label e o Print on Demand podem te auxiliar neste processo!

Ambas as modalidades permitem que você comece um negócio do zero, mesmo com pouco dinheiro para investir. 

Continue a leitura para descobrir as características, benefícios e desvantagens dos modelos de negócios baseados em Private Label e Print on Demand. Descubra qual deles faz mais sentido para o seu negócio!

Leia esse conteúdo em uma inteligência artificial:

O que é Private Label?

Private Label, também conhecida como marca própria, em português, refere-se ao modelo de negócio onde  produtos são fabricados por uma empresa para serem vendidos sob a marca de uma outra empresa. 

Esse modelo permite que varejistas ou distribuidores ofereçam produtos exclusivos, com isso, eles se diferenciam da concorrência e aumentam a sua margem de lucro.

Apesar de já ser um modelo comum no varejo, o Private Label tem ganhado mais espaço em outros setores também, um deles é o mercado da moda. Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), o gasto dos brasileiros com produtos de marcas próprias cresceu mais de 22% entre 2019 e 2022.

Além disso, um relatório do Santander Research, em parceria com a Amicci (a empresa de tecnologia de varejo private label), divulgado pela EXAME Invest, no final de 2023, mostra que, ao não investirem em marcas próprias, varejistas perdem margens de lucro superiores, oportunidades de fidelização de clientes e de diferenciação no mercado. Além disso, deixam de ter controle sobre a qualidade dos produtos e a capacidade de se adaptar rapidamente às tendências.

Características do Private Label 

Private Label é o modelo de negócio onde um produto é fabricado por uma empresa, mas vendido sob o nome de marca de uma outra empresa. 

O vendedor de Private Label projeta, comercializa e define o preço do produto, porém é o fabricante quem o produz e garante o controle de qualidade. 

No modelo Private Label, uma empresa é responsável pela fabricação dos produtos, enquanto outra empresa os comercializa sob sua própria marca. Em outras palavras, a produção e a comercialização são realizadas por empresas distintas, cada uma com sua respectiva marca.

Esse modelo de negócio funciona através da relação entre dois tipos de empresas:

  • Fabricantes: empresas que atuaram com a fabricação de produtos para outras empresas.
  • Empresa vendedora: empresa que solicita a fabricação do produto e realiza a sua venda. 

Assim, varejistas adotam o Private Label para disponibilizar produtos exclusivos, ampliar o portfólio da marca e oferecer preços mais competitivos. 

Um exemplo são os produtos com a marca própria de um supermercado, que geralmente são mais acessíveis, embora semelhantes aos itens já disponíveis nas prateleiras.

Lembre-se, no Private Label todos os produtos são originais, com formulação própria e exclusiva, eles apenas são fabricados de forma terceirizada. 

Como funciona o Private Label?

Private Label, ou “marca própria”, é um modelo em que uma empresa desenvolve e comercializa produtos com a sua própria identidade visual, mas a fabricação é terceirizada. Ou seja, a marca entra em contato com um fabricante que já possui a estrutura para produzir o item desejado.

O processo geralmente segue as seguintes etapas:

Contato com o fabricante

A marca define o tipo de produto que deseja vender e busca um parceiro que possa produzi-lo de acordo com seus padrões de qualidade e especificações.

Desenvolvimento do produto

O fabricante pode adaptar fórmulas, modelagens ou receitas para atender às exigências da marca. Na maioria dos casos, amostras são produzidas e ajustadas até a aprovação final.

Criação da identidade visual

Enquanto isso, a marca desenvolve rótulos, embalagens e outros elementos gráficos com sua identidade.

Produção em escala

Após a aprovação, o fabricante inicia a produção, geralmente em larga escala, seguindo os padrões acordados.

Logística e distribuição

Os produtos prontos são enviados à marca, que se encarrega do armazenamento, divulgação e venda, seja em loja própria, e-commerce ou marketplaces.

Lançamento no mercado

Com o produto em mãos, a marca realiza campanhas de marketing e posicionamento para atrair clientes e consolidar sua presença no mercado.

Esse modelo é comum entre redes de supermercados, lojas de cosméticos, marcas de moda e empresas de e-commerce. A estratégia permite oferecer produtos exclusivos, maior controle sobre a marca e, em muitos casos, margens de lucro mais atrativas.

Produtos Private Label podem incluir alimentos, bebidas, cosméticos, itens de higiene, roupas, entre outros

Detalhe importante: sempre com a marca própria estampada na embalagem e sem menção ao fabricante original!

Quais são as vantagens do Private Label?

Menor custo e alto lucro

O uso do Private Label pode ser uma forma de reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Mas por qual motivo isso acontece?

No Private Label a empresa vendedora não precisa investir em pesquisa e desenvolvimento de um produto ou na produção. Nesse modelo, do outro lado, as empresas que produzem esses itens elas não precisam investir em desenvolvimento de branding e marketing do produto, já que ele é vendido por outra empresa.

Tudo isso, pode significar preços mais baixos para o consumidor. Por isso, a margem de lucro tende a ser mais alta. 

Fidelização de clientes

As empresas podem usar o modelo Private Label buscando construir fidelidade e reconhecimento de marca, fornecendo produtos exclusivos e de qualidade aos consumidores. 

Varejistas frequentemente empregam esses tipos de produtos para competir com marcas já estabelecidas, disponibilizando itens de qualidade comparável a preços mais acessíveis. 

Controle personalizado de preços

Produtores e vendedores de Private Label têm a flexibilidade de gerenciar os custos de fabricação e definir os preços de suas linhas de produtos. Isso possibilita testar diversas estratégias de precificação para otimizar margens de lucro.

Controle do marketing do produto

Um varejista de Private Label pode escolher campanhas de marketing usadas para promover seus produtos exclusivos. Ele não vai ter a necessidade de aderir às campanhas realizadas por marcas nacionais.

Preços mais acessíveis

Outra vantagem é a possibilidade de preços mais acessíveis para o consumidor. Varejistas maiores frequentemente empregam a marca própria para fabricar linhas de produtos mais econômicas, possibilitando a oferta de preços mais competitivos. 

Empresas de menor porte podem escolher o modelo de Private Label para realizar produtos de um padrão mais alto, de outra forma, eles não teriam capacidade de produzir independentemente.

Maior adaptabilidade

Enquanto marcas estabelecidas podem levar meses ou anos para ajustar suas fórmulas, preços ou estratégias de marketing, os vendedores de Private Label têm a capacidade de se adaptar mais rapidamente. Eles conseguem responder de uma forma mais ágil a avaliações negativas ou quedas nas vendas, ajustando-se para oferecer o produto ideal pelo melhor preço.

Essa forma de vender pode trazer grandes vantagens para quem aposta nele, mas também existem desvantagens. 

Quais são as desvantagens do Private Label?

Alta competição

No mercado de Private Label, a concorrência é acirrada, com muitas empresas buscando seu lugar. Para se destacarem, é fundamental que as empresas assegurem que seus produtos tenham alta qualidade e preços competitivos.

Dependência de fornecedores

Empresas que operam com Private Label dependem da qualidade e da capacidade de seus fornecedores para a produção. Dificuldades com fornecedores podem impactar diretamente a qualidade e a disponibilidade dos produtos.

Pouco controle sobre o preço

Nesse modelo de produção, as empresas frequentemente têm menos controle sobre o preço final, uma vez que a precificação é muitas vezes definida pelas empresas que comercializam os produtos com suas próprias marcas.

Menos flexibilidade para inovação

Ao utilizar serviços de Private Label, a personalização do produto pode ser limitada. O nível de controle que os varejistas têm sobre o processo de design nem sempre corresponde às suas expectativas, dependendo dos fornecedores e das categorias de produtos.

Qual a diferença entre Private Label e White Label?

Esses modelos de negócios costumam ser confundidos, porém, existem sim uma diferença importante!

A marca própria (Private Label) é pensada exclusivamente para um único varejista, é algo exclusivo. 

Já os produtos de marca branca (White Label) costumam ser genéricos e podem ser vendidos por diferentes varejistas. 

Resumindo, no modelo de White Label, cada varejista  pode colocar sua própria marca em um produto já existente. Já as linhas de produtos de marca própria são exclusivas, ou seja, cada produto será único e desenvolvido de acordo com as necessidades do cliente.

Exemplos de Private Label

Marca própria de supermercado 

O pão de forma da marca “Carrefour” ou “Bahamas” são fabricados por terceiros, mas vendidos com a marca do varejista.

Marcas de moda e beleza 

A Renner é um exemplo de marca que utiliza o modelo de negócio Private Label. O Cartão Renner é emitido pela Realize Soluções Financeiras. Por ser um produto Private Label, o cartão Renner só é aceito dentro das lojas Renner.

Exemplos de White Label

Softwares prontos

Uma plataforma de gestão de redes sociais desenvolve uma solução e permite que agências coloquem sua própria marca no painel.



Suplementos alimentares

Uma empresa vende cápsulas genéricas para marcas aplicarem seus próprios rótulos.

Cosméticos 

Cremes hidratantes produzidos com fórmula padrão e vendidos para várias marcas revenderem com suas embalagens.

O que é Print on Demand? 

Print On Demand (POD), impressão sob demanda em português, é o modelo de negócio que permite a comercialização de produtos sem a necessidade de estoque, logística e atendimento próprio. 

O POD é a melhor forma de viabilizar a produção de produtos personalizados de artistas, criadores de conteúdo e marcas, isso porque, ele oferta flexibilidade e apresenta alta capacidade de personalização de produtos conforme a demanda do cliente. 

Saiba mais sobre Print On Demand aqui.

Como funciona o Print on Demand?

No modelo de Print on Demand, o produto comercializado, como, por exemplo, canecas personalizadas, é produzido somente depois da realização de um pedido de compra. Esse método elimina a necessidade de manter um estoque, permitindo aos empreendedores oferecer uma variedade de produtos sem risco financeiro. 

Conheça os principais termos e expressões do universo de Print on Demand no Glossário do Print On Demand da Uma Penca.

Os empreendedores podem focar na criação e promoção de seus designs, enquanto a plataforma de impressão sob demanda gerencia a produção e a logística dos produtos.

Passo a passo de como funciona a impressão sob demanda:

A impressão sob demanda funciona de forma simples e prática, permitindo que você crie e venda produtos personalizados sem precisar manter estoque. 

O primeiro passo é idealizar um design original que represente a sua marca, estilo ou nicho de atuação. 

Em seguida, você escolhe os produtos nos quais esse design será aplicado, como camisetas, canecas, ecobags, bottoms, entre outros itens disponíveis na plataforma de Print on Demand.

Depois disso, é hora de personalizar os produtos usando as ferramentas da plataforma, ajustando o visual, cores e disposição da estampa conforme o que deseja oferecer ao seu público. 

Com os produtos prontos, você cria uma loja virtual personalizada, onde eles vão estar exibidos com nome, descrição, preço e identidade visual própria.

Por último, mas não menos importante!! É essencial divulgar seus produtos por meio de redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e outros canais online. 

A combinação entre um bom design, uma vitrine atrativa e uma boa estratégia de divulgação é o que impulsiona as vendas e o crescimento da sua marca no mercado.

Quais são as vantagens do Print on Demand?

Não precisa de estoque

A impressão sob demanda elimina a necessidade de manter estoques de produtos. Isso reduz custos com armazenamento e minimiza o risco de sobras de produtos não vendidos. Além disso, a tecnologia de impressão digital usada no Print on Demand é menos poluente e ecologicamente sustentável. 

Menor risco financeiro

Como não é necessário investir em estoque e na produção de produtos, o risco financeiro é significativamente reduzido. Os empreendedores podem testar novas ideias e produtos sem comprometer grandes quantias de dinheiro.

Variedade de produtos

A impressão sob demanda possibilita que os empreendedores ofereçam uma ampla variedade de produtos sem a necessidade de investir em diferentes linhas de produção (roupas, acessórios, itens de decoração e muito mais).

Muita personalização

O Print on Demand oferece uma grande flexibilidade para a criação de uma marca própria de roupas. 

É possível produzir diversos itens, com diferentes designs, tamanhos e cores de acordo com a demanda dos seus clientes.

A impressão sob demanda permite a personalização de produtos, como camisetas, canecas e outros itens. Os vendedores podem escolher todas as características dos produtos vendidos. 

Flexibilidade e agilidade

O Print on Demand permite uma rápida adaptação às tendências de mercado. Empresários podem lançar novos produtos rapidamente, e as preferências dos consumidores e do nicho de mercado escolhido.

Acesso a mercados globais

O Print on Demand elimina a necessidade de manter estoque internacional, permitindo a venda para clientes em qualquer lugar do mundo e, assim, facilitando o acesso a mercados globais.

Conheça outras vantagens do Print on Demand aqui!

Quais são as desvantagens do Print on Demand?

Margem de lucro variável

O Print on Demand (POD) apresenta diversas vantagens, porém, as margens de lucro podem ser menores em comparação com modelos de negócio que exigem a aquisição de grandes volumes de estoque. Para o POD, o sucesso reside mais em aumentar o alcance da loja e na lealdade dos clientes.

Dificuldade para se destacar no mercado

O modelo tem se tornado cada vez mais popular. Para se destacar, os empreendedores precisam investir em estratégias de marketing cada vez mais eficazes e em estratégias de branding.

Leia nosso artigo para entender o que pode estar impedindo sua loja de se destacar no mercado:

25 piores erros de marcas de Print On Demand e como evitá-los

Variação de prazo de entrega

Produtos sob demanda podem levar mais tempo para chegar ao cliente, o que pode ser um ponto negativo para quem busca agilidade. Essa característica os diferencia da produção própria e de marketplaces, que geralmente oferecem prazos de entrega mais curtos.

Qual a diferença entre Private Label e Print on Demand (POD)?

A principal diferença entre Private Label e Print on Demand (POD) está no foco e no controle do empreendedor sobre produção e venda. 

No Private Label, ocorre a criação e venda de uma marca própria, mas com a produção terceirizada. Em outras palavras, o produto é fabricado por uma empresa e comercializado com o nome de marca de outra empresa, geralmente uma que já possui maior reconhecimento ou porte.

Já no Print on Demand, um artista, criador de conteúdo ou empresário cria produtos personalizados com a sua arte e/ou marca. Além disso, toda a produção ocorrer sob demanda, os itens são fabricados somente depois do pedido do cliente.

Comparativo de Private Label x Print on Demand

Montamos uma tabela comparando as principais diferenças entre o modelo de Private Label e Print on Demand para ficar mais claro esses detalhes :)  

Como trabalhar com Print on Demand?

A Uma Penca listou e explicou cada um dos passos de como abrir um negócio de Print on Demand:

  1. Escolha um nicho;
  2. Defina uma plataforma;
  3. Crie ou contrate designs;
  4. Monte sua loja virtual;
  5. Divulgue sua loja;
  6. Invista em redes sociais;
  7. Acompanhe resultados.

Clique aqui para conferir os detalhes de cada uma dessas etapas :)

Você tem mais dúvidas sobre Print On Demand?

Nós respondemos as principais dúvidas sobre Print on Demand para você não ficar por dentro de tudo sobre o universo desse modelo de negócio. 

A Uma Penca foi feita para você que deseja trabalhar com Print on Demand

A Uma Penca é a melhor plataforma para quem deseja iniciar um negócio de Print On Demand com praticidade, baixo risco e alto potencial de impacto. 

Totalmente gratuita, ela oferece tudo o que você precisa para tirar sua marca do papel sem precisar investir em estoque ou estrutura logística. 

Com um catálogo completo de produtos personalizáveis, a plataforma proporciona um caminho acessível para transformar ideias criativas em realidade e renda. 

Além disso, a Uma Penca se diferencia por seu compromisso com a sustentabilidade e impacto social: parte de cada venda é destinada a projetos ambientais e sociais, reforçando o propósito por trás de cada produto. 

Vantagens da Uma Penca

A Uma Penca conta com uma série de vantagens, entre as principais estão:

Plataforma totalmente gratuita

A Uma Penca oferece uma estrutura completa para quem quer começar a vender online com facilidade e sem investimento inicial. A plataforma é totalmente gratuita, o que significa que você pode criar sua loja virtual do zero, personalizá-la e começar a vender sem pagar nada por isso.

Vasto catálogo de produtos

O catálogo de produtos é amplo e inclui camisetas, canecas, ecobags, pôsteres, bottons e muito mais. Todos os itens estão prontos para receber suas artes e atender aos mais diversos nichos e estilos de público.

Página de loja personalizada

A Uma Penca também conta com a possibilidade de realizar uma página de loja personalizada, que reforça a identidade visual e profissionaliza sua marca, além de oferecer uma experiência de navegação mais atrativa para seus clientes.

Criação de cupons de desconto

Para impulsionar suas vendas, é possível criar cupons de desconto na Uma Penca, o que ajuda a atrair novos clientes, estimular a recompra e criar campanhas promocionais com facilidade.

Produção sustentável

Tudo isso com uma produção sustentável… É só na Uma Penca! Aqui, a prioridade é o menor uso de recursos naturais e práticas responsáveis ao longo de toda a produção.  

Parte da venda dos produtos é destinada a projetos sociais

Com a Uma Penca, você não só começa a empreender de forma prática e acessível, como também contribui com causas importantes. Parte do valor de cada venda é destinada a projetos sociais e ambientais, ampliando o impacto positivo de cada compra feita na sua loja.

Aqui, a sua ideia muda mundos!

Crie sua loja gratuitamente em Uma Penca! 

Em Uma Penca, você conta com uma estrutura robusta para vender seus produtos com tranquilidade!

Aqui, você pode se cadastrar, criar sua loja e vender sem nenhum custo

Veja também:

FAQ Print On Demand: tudo que você precisa saber em 2025

25 piores erros de marcas de Print On Demand e como evitá-los

7 estratégias de vendas online e 7 ferramentas grátis para sua loja